Assuntos afins de Homeopatia

• principal • acima • eventos gerais em Homeopatia e cia • anunciantes •

anterior ]

 

Influência das Raças no Comportamento

 

    A seleção de raças é sempre determinada pela preferência pessoal ou familiar baseada em experiência prévia ou gostos pessoais. Fatores que sempre devem ser considerados ou alguns dos que devem ser considerados incluem tamanho, tipo de pelagem, necessidade de cuidados com os pelos, e o estilo de vida do dono. Enquanto os três primeiros são relativamente óbvios, o último é sempre negligenciado, e como consequencia disso, o(s) proprietário (s) e o cão com certeza terão problemas.

    Benjamim e Lynete Hart, dois autores norte-americanos, escolheram treze características de comportamento para ranquear raças de cães. Entre elas, excitabilidade, tendência a morder crianças, latidos excessivos, agressão a outros cães, dominância sobre os donos, defesa territorial e destrutividade.

Essa é uma tendência forte (e irreversível) entre veterinários especializados em comportamento de cães, que é o de caracterizar bem a personalidade das várias raças caninas, não só com enfoque na cinofilia, mas com o enfoque em características dos proprietários, o quanto uma raça se adaptaria a que tipo de proprietário.

E a classificação, citando algumas raças  ( grau 1 corresponde ao mais leve e grau 10 ao mais intenso):

a) excitabilidade :    grau 1 - Rottwailer  X   grau 10 - Fox Terrier

b) mordidas a crianças :    grau 1- Collie   X    grau 10- Schnauzer miniatura

c) latidos excessivos :    grau 1- Akita   X   grau 10- Beagle

d) agressão a outros cães :    grau 1- Golden Retriever    X    grau 10- Husky Siberiano

e) dominância sobre os donos :  grau 1- Bloodhound   X  grau 10- Chow Chow

f) defesa territorial :   grau 1 - Bassethound  X    grau 10- Chow Chow

g) destrutividade :    grau 1 - Bulldog     X   grau 10 - Setter Irlandês

 

    É necessário tomar conhecimento e reconhecer as amplas diferenças de temperamento entre as diferentes raças de cães.

    Por exemplo : para os tipos tímidos, como os beagles e os miniaturas, um olhar direto ou uma palavra áspera geralmente é suficiente, para outras raças, menos sensíveis, a bronca terá que ser mais firme.

    Porém , a contrapartida é que o controle excessivamente rígido pode anular a personalidade de alguns cães.

    Raças mais animadas e independentes, especialmente os terriers, requerem - e as vezes parecem exigir - mão mais firme e até violência ocasional para estabelecer a dominação.
    O dono, como a mãe loba, precisa ditar as normas com firmeza, mas com justiça e compreensão.

Porém rigidez ou liberalidade excessiva pode resultar em desajuste social muito semelhante ao da criança rebelde ou a uma dependência excessiva chegando ao desamparo.

    A maioria dessas novas raças não poderia sobreviver muito tempo em estado selvagem: submetidas às duras pressões seletivas do meio natural, seriam extintas.

É porisso que os animais selvagens, tanto em seu aspecto quanto em sua conduta, reunem caracteres relativamente uniformes.

 No meio doméstico, criado pelo homem e sob sua proteção, se produzem, ao contrário, as mais variadas combinações hereditárias e mutações que nos levam a características novas.

Desse modo, dos primeiros lobos ( será que foram eles ?) que penetraram na vida doméstica nasceram, ao fim de 10.000 anos, uma multidão de raças caninas, que aparentemente não possuem muito em comum com seus ascendentes, mas que conservam semelhanças importantes em sua estrutura biológica essencial.


Maria Thereza Amaral.

principal ] acima ] Homeopatia e Comportamento ] O estudo de comportamento animal na Homeopatia ] O estudo de comportamento animal na Homeopatia 2 ] [ Raças ]

vet_e_cao_3.gif (3083 bytes)

construída e administrada por Maria Thereza Cera Galvão do Amaral
Criado em 1999. Revisado: novembro, 2014.

Licença Creative Commons
Escritos de Maria Thereza do Amaral são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.mthamaral.com.br/.