Assuntos afins de Homeopatia

• principal • acima • eventos gerais em Homeopatia e cia • anunciantes •

principal ] acima ] próxima ]

 

Introdução

 

     "Quando se considera a quanto tempo o cão é parte da sociedade humana, sem falar no impacto prático e emocional que eles tem tido em inúmeras vidas humanas, é surpreendente como nós sabemos pouco sobre o Canis familiaris . A vida e amores de lobos, coiotes, chacais e outras espécies selvagens de canídeos tem sido estudada em detalhes minuciosos, mas, com uma ou duas notáveis exceções (Lorenz,1954; Scott&Fuller,1965; Fox,1978), o cão doméstico tem sido largamente ignorado pelos cientistas, exceto quando se tornam ‘um problema’, ou quando tem sido usados como um substituto de humanos em pesquisas biomédicas e psicológicas.

  Esta aparente falta de bases científicas interessadas em cães é parcialmente devido ao estigma da domesticação. A despeito do fato de Darwin claramente ter derivado muito de sua teoria de evolução pela seleção natural do estudo de variedades de espécies domésticas, como os cães (Darwin,1868), os biólogos e estudiosos do comportamento mais modernos vêem os animais domésticos como anti naturais e portanto indignos ou impróprios como objeto de uma investigação científica séria (Clutton-Brock,1994).

   De acordo com este estereótipo, o cão doméstico é essencialmente um lobo rebaixado e corrompido, um anormal e portanto um artefato desinteressaste para um projeto científico humano, embora seja a única espécie (ou superespécie) biológica a nossa direita com a nossa complexidade e uma história evolucionária fascinante."


( Juliet Clutton-Brock, Origins of dog domestication and early history in Serpell,
James The domestic dog, its evolution and interaction with people -
Cambridge University Press, 1995).


principal ] acima ] próxima ]

 


vet_e_cao_3.gif (3083 bytes)

construída e administrada por Maria Thereza Cera Galvão do Amaral
Criado em 1999. Revisado: novembro, 2014.

Licença Creative Commons
Escritos de Maria Thereza do Amaral são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.mthamaral.com.br/.