A visão de uma homeopata O estudo do comportamento animal pode ter diversos referenciais e todos eles poderão estar corretos. Começo pelo meu caso : pode ser alguém estudando o comportamento (entendido como a forma como o animal interage com o meio ambiente) e os distúbios de comportamento de uma determinada espécie para conhece-la melhor. No meu caso, a Homeopatia se beneficia muito se se tem um conhecimento maior da espécie tratada, pois posso saber que sintomas apresentados são comuns à espécie, e quais são do indivíduo. Geralmente são mais importantes os sintomas do indivíduo do que os da espécie.
Fora que, estudando-o, a sintonia fina do profissional fica mais desenvolvida e dá para reconhecer mais o que para mim são sintomas e para outros será o personalidade daquele animal em particular. Também existem os que estudam o comportamento e seus distúrbios para trata-los com a chamada terapia comportamental, onde se usam técnicas de psicologia e as vezes substâncias químicas para corrigir esses distúrbios. Geralmente quem a faz são veterinários e os chamados "behavoristas", treinadores especializados formados em cursos que são comuns, principalmente nos EUA. Existem os que estudam o ser através de seu meio ambiente, inclusive à nível de população. É o estudo da Ecologia. Eu diria que, por exemplo, ele é muito útil aos fabricantes de ração para cães, pois estudam o meio ambiente do cão em diversos momento fisiológicos e patológicos. Já se o desejo é estudar como são os padrões de reações, posturais principalmente, do cão em determinadas situações inclusive interagindo com outros cães e outros animais, o nome é Etologia. É importante, pois estudando-a se percebe que muitas vezes, por exemplo, o que se considerava um ataque sem aviso de um cão é um episódio que teve, sim, vários avisos, não percebidos pelo desconhecimento do ritual de gestos do animal. Comportamento é a interação com o meio ambiente e faz-se esse estudo através do meio onde ele vive, com todos fatores envolvidos, vivos e não vivos - temperatura, clima, etc; sua relação com esse meio; sua relação com o seres desse meio, tanto os da sua espécie como os que não são; como ele se comporta através de seus gestos, frente a todas situações de sua vida, com todas variações possíveis; e as relações entre tudo isso. Porém também se estuda psicologia comparativa entre seres de espécie diferentes e iguais; sociobiologia, história natural (que é a história e origens das espécies no geral e em particular), e outros. Não é um estudo simples e nem simplista, é profundo e multidisciplinar. Eu diria que não se pode estudar a vida sem estudar o tópico comportamento, ficam faltando partes de conhecimento. No caso particular de distúrbios de comportamento, a Homeopatia pode ajudar harmonizando os seres de uma população. O conhecimento e a visão do que acontece no ambiente ajuda a identificar onde estão os problemas. E se for o caso, é extremamente aconselhável a indicação de um profissional que use técnicas de terapia comportamental, de modo que não reprima ser nenhum envolvido mas ajude a todos a viverem melhor.
• principal • acima • Homeopatia e Comportamento • O estudo de comportamento animal na Homeopatia • O estudo de comportamento animal na Homeopatia 2 • Raças •
|