Assuntos afins de Homeopatia

 

1- A autora teve o prazer de ter comparecido ao primeiro evento

2 - A título de uniformização de linguagem, esclareçamos os termos interdisciplinaridade (vários grupos, ‘homogêneos "em seu interior, colaborando entre si para trabalhos em conjunto), multidisciplinaridade (em um mesmo grupo, profissionais de formação diferentes trabalham em torno de um projeto comum) e transdisciplinaridade (em um mesmo grupo, profissionais, cada um deles com mais de um tipo de formação, trabalham em torno de um projeto comum).

3 - BIOÉTICA, PODER E INJUSTIÇA: POR UMA ÉTICA DE INTERVENÇÃO, o discurso de abertura do VI Congresso Mundial de Bioética, realizado pelo seu presidente, Volnei Garrafa, de 30 de outubro a 03 de novembro de 2002.

4 - Alguns conceitos foram tirados da palestra proferida pelo Prof. Dr. William Saad Hossne, da Faculdade de Medicina da UNESP-Botucatu, dia 11 de maio de 2002, durante o Congresso de Bioética.

5 - Palestra proferida pelo Dr.Rodrigo Machado Moreira, agrônomo, pertencente a ONG Giramundo mutuando dia 10 de maio de 2002, durante o Congresso de Bioética, ‘Ética na produção de alimentos: paradigmas na produção animal e vegetal e seus reflexos sobre o ser humano’.

6 - Volnei Garrafa, professor titular da Universidade de Brasília, é presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e do Sexto Congresso Mundial de Bioética.

7 - http://www.bioethicscongress.org.br/portugues/  (site desativado)

8 - BIOÉTICA, PODER E INJUSTIÇA : POR UMA ÉTICA DE INTERVENÇÃO, o discurso de abertura do VI Congresso Mundial de Bioética , realizado pelo seu presidente, Volnei Garrafa, de 30 de outubro a 03 de novembro de 2002. http://www.bioethicscongress.org.br/portugues

9 - Palestra proferida pelo Prof. Dr. William Saad Hossne, da Faculdade de Medicina da UNESP-Botucatu, dia 11 de maio de 2002, durante o Congresso de Bioética, ‘Manipulação genético humana: o que é possível e o que é ético?’.

10 - A autora também colocaria a revolução causada pela mecânica quântica. Esta causou mudanças profundas em todos setores da ciência, na filosofia da ciência e na epistemologia, entre outros.

11 - módulo 1 – A Terra, o homem e os animais (ética planetária: a Terra como um organismo vivo; Ética na biologia: legislação e comitês; sensibilidade e emoção nos animais); módulo 2 – Terra: mãe e provedora (ética na produção de alimentos: paradigmas na produção animal e vegetal e seus reflexos sobre o ser humano; métodos alternativos ao uso de animais vivos no ensino; ética na medicina); módulo 3 – Genética’: a polêmica na manipulação genética (manipulação genética vegetal: híbridos e transgênicos; manipulação genética animal: trasgênicos, clonagem, sexagem e fertilização in vitro; manipulação genética humana: o que é possível e o que é ético); módulo 4 – A ética na morte (Métodos de eutanásia em animais; abate humanitário; Eutanásia no homem).

12 - Entenda-se por ‘sociedade’ uma faculdade, uma universidade, um departamento, um hospital, etc.

13 - Ainda que aqui caiba a ressalva que a autora segue a linha dos que acham que o ser humano é um animal como outro qualquer, mas sigamos aqui o uso mais popular do termo ‘animal’.

 

vet_e_cao_3.gif (3083 bytes)

construída e administrada por Maria Thereza Cera Galvão do Amaral
Criado em 1999. Revisado: novembro, 2014.

Licença Creative Commons
Escritos de Maria Thereza do Amaral são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.mthamaral.com.br/.