Assuntos afins de Homeopatia

• principal • acima • eventos gerais em Homeopatia e cia • anunciantes •

• anterior • principal • acima • próxima •

________________________________________________

esta página está sendo atualizada (novembro/2013)

 

 

 Certificadoras no Brasil

Nesta lista, infelizmente desatualizada, entidades que certificam (concedem selos) ou organizam a produção
e a venda de alimentos orgânicos sem certificá-los.
 

 

 

Certificadoras nacionais

 

IBD - Instituto Biodinâmico

Fundado em 1982, o Instituto Biodinâmico atua na certificação desde 1990 e foi a primeira organização brasileira a obter creditações internacionais para exportação, um dos motivos que o tornaram o principal certificador do país para o mercado interno e externo.
Fornece dois selos: o do IBD (para alimentos orgânicos) e o Demeter (selo internacional para alimentos biodinâmicos, que obedece a critérios diferenciados dos orgânicos).
IBD IS ACCREDITED IFOAM, ISO 65 AND ACCREDITED BY USDA/NOP
 

Site: www.ibd.com.br

E-mail: ibd@ibd.com.br

Botucatu / SP - Brazil

 

AAO- Associação de Agricultura Orgânica

Criada em 1989, a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) tem sede em São Paulo. A entidade fornece selo de produtos orgânicos e acompanha 380 produtores certificados ou em processo de certificação. Desde 1991, promove feiras para a venda direta ao público, duas delas no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Site: www.aao.org.br

Email: atendimento@aao.org.br

São Paulo –SP

 

 

MOA - Fundação Mokiti Okada

Instituição japonesa de atuação mundial. Foi fundada no país em 1971 pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil. A MOA promove, desenvolve e certifica a Agricultura Natural no Brasil. Certifica grande variedade de verduras, legumes e frutas, com destaque para morangos, laranja, manga e melão amarelo. É ligada à Korin Agricultura Natural Ltda, uma das fundadoras da Associação de Avicultura Alternativa (AVAL), e grande produtora de Frango Verde.

Site: www.fmo.org.br/fmo2/index.html

E-mail: fmo@fmo.org.br

São Paulo – SP

 

 

ABIO - Associação de Agricultores Biológicos (RJ)

A entidade nasceu em 1985 entre agricultores de Nova Friburgo, RJ. A Associação oferece uma feira de produtos orgânicos no bairro da Glória, no Rio de Janeiro, aos sábados e no Jardim Botânico, em Niterói, às terças-feiras.

Site: www.abio.org.br

Email: abio@abio.org.br

 

 

ANC - Associação de Agricultura Natural de Campinas e região (SP)

A entidade foi criada em 1991 e passou a certificar alimentos orgânicos no ano seguinte. Ela faz pesquisas e cursos técnicos, além de gerenciar três feiras semanais na cidade de Campinas: aos domingos (Parque Ecológico), quartas (Bosque dos Jequitibás) e sextas no Centro de Convivência

Site: http://www.anc.org.br/

 Email: comercial@anc.org.br

 

 

Coolméia Cooperativa Ecológica (RS)

Fundada em 1978, a Cooperativa Coolméia certifica agricultores do sul do Brasil e dá assessoria em agricultura ecológica, cursos, palestras e implementação de cultivos. A cooperativa organiza uma feira em Porto Alegre, às quartas-feiras e sábados, administra uma lanchonete e um restaurante de alimentos orgânicos na capital gaúcha.

Site: www.centroecologico.org.br

 

 

Associação de Certificação de Produtos Orgânicos do Espírito Santo – CHÃO VIVO
É uma Entidade sem fins lucrativos. Sua criação partiu das discussões do Fórum da Agricultura 
Familiar Capixaba, composto por 19 ONGs, que atuam nas áreas de Agroecologia, Educação Rural, Desenvolvimento 
Sustentável e Movimento Sindical, tendo uma identidade muito forte com a Agricultura Familiar e com o 
desenvolvimento Sócio-Ambiental da Agroecologia. 
Tem como alguns de seus objetivos gerais: certificar produtos agrícolas; prestar serviços de assessoria nas áreas de 
produção, beneficiamento, comercialização e industrialização; realizar publicações e difundir resultados de estudos 
e pesquisas; promover seminários, cursos e encontros; estimular e apoiar a luta de comunidades e organizações 
rurais pela preservação da natureza. 

 

Instituto Holistico de Agricultura Organica

 

Agricultura Orgânica, no sentido lato, pelo que temos registrado, entrou pioneiramente em Mato Grosso por Chapada dos Guimarães no inicio da década de 80, por iniciativa do médico Dr. Octavio Alves Ferreira, de Ribeirão Preto, produtor pioneiro de café orgânico em São Paulo
{Faz. Sta. Augusta, Faz. Batatais, Faz. Ponte Nova}.
Outros produtores aderiram à iniciativa, e deste grupo, bem como de alguns consumidores conscientes dos benefícios da agricultura orgânica, institucionaliza-se em 1998 o Instituto Holístico de Agricultura Orgânica - IHAO, como organismo orientador e certificador desta produção.

a-mail: ihaojamaca@ibest.com.br

Rodovia do Mirante, Km 4, Caixa Postal 27; Cep.:78.195-000;

Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

 

 

Certificadoras internacionais que atuam no Brasil

 

BCS Oeko-Garantie

Principal certificadora alemã. Atua em 50 países, representa 60 mil produtores e 800 empresas. Possui as acreditações internacionais para venda de alimentos no Mercado Comum Europeu, nos Estados Unidos e no Japão. Entre os produtos que certifica estão os vinhos orgânicos das marcas Concha Y Toro e Tarrapacá, no Chile. Atua no Brasil desde outubro de 2000 e acompanhava para certificação, em abril de 2002, 30 projetos no país, de produção de café (principal produto), frutas, óleo de dendê e carne de javali.

Site: www.bcs-oeko.de

Dados do Brasil: www.bcs-oeko.com/sp_america.html

 

 

Ecocert Brasil

Representação brasileira da empresa francesa Ecocert, com atuação em mais de 70 países, que atua no país desde 2000. Sediada em Porto Alegre (RS), a instituição certifica alimentos e produtos tanto no Brasil quanto no exterior e, além dos alimentos, certifica a atuação extrativista, a produção sem uso de mão-de-obra infantil escrava ou cadeias de produção livres de transgênicos. Os principais alimentos certificados são: palmito (AP), soja (RS, SC,PI, PR), banana (SC), trigo, milho, centeio, aveia, cevada (RS, PR), carne, feijão (MS), manga, coco, mamão (PE), gengibre e inhame (PR).

Site: www.ecocert.com.br/

 

 

OIA - Organización Internacional Agropecuária

A OIA-Brasil foi criada em março de 2001 e é associada da OIA Argentina, única entidade acreditadora (que autoriza as certificadoras) da América Latina, com acesso aos mercados do Japão, Europa e Estados Unidos. No Brasil é parceria da Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo (AAO) para exportação. Além de certificar alimentos, a OIA-Brasil também atesta a qualidade e origem de alimentos. A organização somava, em março de 2002, cerca de 20 projetos de produtores de café, frutas, horticultura e pecuária de corte, todos em período de conversão para certificação.

Home-page: www.certificacionoia.com

 

 

Imaflora

Instituição sem fins lucrativos que atua no Brasil desde 1995. É ligada à Rede de Agricultura Conservacionista mundial e à rede Smartwood, ONG americana de certificação de madeira extraída de reservas auto-sustentáveis, com apoio das fundações americanas Ford e MacArthur. O Imaflora trabalha em cooperação com a Organização Holandesa para Cooperação Internacional (Novib), criada em 1956. Atualmente, o Imaflora certifica a exploração e exportação de açaí, palmito e castanha no norte do país e apóia a produção de banana (Vale do Ribeira e Ubatuta, SP), cacau (BA) e café (MG) e projetos de defesa da Mata Atlântica. O Imaflora pretende passar a certificar alimentos orgânicos em 2002 ou 2003.

Site: www.imaflora.org.br

 

 

fonte inicial: http://www.uol.com.br/claudiacozinha/portal/secoes/organicos/certificadoras.shtml   em 23/04/03

 

 

anterior • principal • acima • próxima

vet_e_cao_3.gif (3083 bytes)

construída e administrada por Maria Thereza Cera Galvão do Amaral
Criado em 1999. Revisado: novembro, 2014.

Licença Creative Commons
Escritos de Maria Thereza do Amaral são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.mthamaral.com.br/.